Quem está na reta final do Ensino Médio tem um novo desafio: o ENEM.
Esta prova tem como objetivo avaliar o grau de aprendizagem dos concluintes de curso e oferecer-lhes bolsas parciais ou integrais em Universidades públicas federais.
Falar que a prova realmente não é fácil é uma questão de lógica, mas há como tirar uma boa nota. E isso só depende de você. Seu desempenho nesta prova poderá determinar parte de seu futuro, já que através dela você terá a chance de cursar um ensino superior, podendo alcançar uma carreira de sucesso e uma estabilidade financeira.
Mas preste atenção:
As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do exame como processo seletivo:
- Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
- Como primeira fase;
- Combinado com o vestibular da instituição;
- Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.
O Enem 2010 será estruturado na mesma Matriz de Referência do Enem 2009.
O exame será composto por quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 (quarenta e cinco) questões de múltipla escolha, e por uma proposta para redação.
As quatro provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e respectivos componentes curriculares:
As quatro provas objetivas avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e respectivos componentes curriculares:
- Prova I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física;
- Prova II - Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
- Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
- Prova II - Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
- Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia.
Agora resta uma nova e intrigante pergunta: "O QUE ESTUDAR ?"
Apresentamos abaixo algumas sugestões do que estudar para este importante exame:
1. LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação. Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade. Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania. Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos. Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa. Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação lingüística.
2. MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Esta parte da prova exige conhecimentos numéricos, algébricos e de estatística e probabilidade. Não pense que é pouca coisa: Gráficos, funções, características das figuras geométricas, plano cartesiano, fatoração, enfim, esta é a parte que exige mais esforço e dedicação.
3. CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
FÍSICA: O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas. Energia, trabalho e potência. A Mecânica e o funcionamento do Universo. Fenômenos Elétricos e Magnéticos. Oscilações, ondas, óptica e radiação. O calor e os fenômenos térmicos.
QUÍMICA: Transformações Químicas e suas representações, dinâmica, energia e equilíbrio. Materiais, suas propriedades e usos. Compostos de Carbono. Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente.
BIOLOGIA: Moléculas, células e tecidos. Hereditariedade e diversidade da vida. Identidade dos seres vivos. Ecologia e ciências ambientais. Origem e evolução da vida. Qualidade de vida das populações humanas.
4. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade. Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado. Características e transformações das estruturas produtivas. Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente. Representação espacial.
Lembre-se de que esses são apenas alguns tópicos que devem ser analisados com maior profundidade.
O conteúdo é vasto e por vezes cansativo, mas alguns esforços são necessários quando se quer chegar a algum lugar. Portanto reserve um tempo diário para o estudo e faça isso sem a interrupção de pessoas ou ruídos. Também dê uma pausa para descansar e comer.
A regra não é ler, ler e ler, é muito mais simples: é ENTENDER.
O Enem 2010 será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em todas as unidades da Federação.
Será observado o seguinte calendário de provas:
- no dia 6/11/2010 (sábado), das 13h às 17h30 - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- no dia 7/11/2010 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.
- no dia 7/11/2010 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.
ESTUDE E BOA SORTE. TORCEMOS POR VOCÊ !!!
0 comentários:
Postar um comentário