terça-feira, outubro 30, 2012

Preconceito étnico-racial - Gilmar Carvalho Bastos


O tema foi abordado-trabalhado, durante as semanas dos  dias 13 a 24 de agosto de 2012, nesta EU, foi antes passado e discutidos nos ATPCs, dos dias 14 e 21 de agosto, o assunto foi exposto por meio de orientações em Power Point e vídeos. ( Vista minha pele).

Durante a abordagem os temas em ATPC, houve grande proveito, pois gerou um ótimo debate, já que os assuntos são de grande relevância, por fazer, infelizmente parte de nosso cotidiano. Levando em consideração o tempo disponível, acredito que o resultado tenha sido satisfatório. As formas de abordagens foram variadas, alguns professores trabalharam vídeo, produção de texto, outros cartazes e confecções de revistas, tipo gibi, abordando o assunto.




Segue abaixo a fala de alguns professores:
·         “Trabalhei com a sétima série,  o tema preconceito. Na primeira aula eu trouxe um texto retirado da internet, fiz uma discussão, perguntando o que eles acham sobre o assunto, se eles apresentam algum tipo de preconceito ou se já sofreram algum. Pedi para que um olhasse para o outro e ver se eram iguais ou não. Na outra aula, pedi para fazerem uma redação”. ( Daiane Peltroniere – 7ª série, Ciências).
·         “Trabalhei o tema solicitado, embora achei pouco tempo para desenvolve-lo com mais profundidade. Gostaria que a escola elaborasse um projeto para que fosse trabalhado durante o ano todo e que envolva toda a escola...” ( Isabel Natalina de Oliveira – 5ª série, Matemática).
·         “Trabalhei em sala de aula o assunto “Preconceito, étinico-racial”, através de leitura de texto, debate e discussão em sala de aula. É um assunto difícil de ser trabalhado, pois demanda uma gama de informações já arraigadas no ser humano, adquiridas dentro do seio familiar e na sociedade. Não tenho bagagem suficiente para trabalhar esse tema tão complexo, pois não fiz um curso específico para tal, apenas tenho a boa vontade de passar aos alunos a importância da igualdade entre as pessoas e o que essa igualdade faria para que não houvesse tanta violência, desamor e intolerância. O tempo também foi muito escasso para essa atividade, foi suficiente apenas para uma rápida pincelada”. ( Aparecida Calixto – 5ª e 7ª série, Língua Portuguesa).
·         “Trabalhar com a questão Étnico-racial requer um tempo maior. É muito complexo discutir sobre preconceito, se não falarmos de discriminação, racismo, estereótipo, xenofobia, intolerância e sobre a questão racial. Adoro trabalhar este tema, uma vez que fiz um curso de capacitação na DE Sul 1, em 2003, com o professor Salomão, um curso supervisionado pela UFSCAR. Trabalhei com meus alunos, ciente de que, para eles iria gerar uma grande confusão e gerou...A questão étnico-racial tem que ser trabalhada de forma consciente e com um tempo hábil, envolvendo todas as disciplinas. É muito difícil uma pessoa que não tenha feito uma capacitação ou até mesmo um curso, desenvolver este tema. O que pode acontecer é gerar outro conflito em meio a vários que a nossa sociedade  já vive. ( Carmen – 5ª e 6ª série, Geografia e Historia).
·         Fizemos uma prévia sobre o assunto “Intolerância”. Apresentados os tópicos:
Preconceito contra deficientes, Preconceito religioso, Racismo, Xenofobia, Homofobia e Preconceito cultural. Os alunos reuniram-se em grupos, e os mesmos organizaram uma manifestação cultural/artística de acordo com o tema proposto. Ex: música, teatro, pintura, cartazes, dança. Dois desses grupos apresentaram teatro sobre o tema “Xenofobia” e “Homofobia”. Os quatro restantes apresentaram pintura em pequenas telas e cartazes. ( Vilma – 5ª série, Língua Portuguesa)

Por: Gilmar Carvalho Bastos Professor Coordenador do Ensino fundamental.

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