O
tema foi abordado-trabalhado, durante as semanas dos dias 13 a 24 de agosto de 2012, nesta EU, foi
antes passado e discutidos nos ATPCs, dos dias 14 e 21 de agosto, o assunto foi
exposto por meio de orientações em Power
Point e vídeos. ( Vista minha pele).
Durante
a abordagem os temas em ATPC, houve grande proveito, pois gerou um ótimo
debate, já que os assuntos são de grande relevância, por fazer, infelizmente
parte de nosso cotidiano. Levando em consideração o tempo disponível, acredito
que o resultado tenha sido satisfatório. As formas de abordagens foram
variadas, alguns professores trabalharam vídeo, produção de texto, outros
cartazes e confecções de revistas, tipo gibi, abordando o assunto.
Segue
abaixo a fala de alguns professores:
·
“Trabalhei
com a sétima série, o tema preconceito.
Na primeira aula eu trouxe um texto retirado da internet, fiz uma discussão,
perguntando o que eles acham sobre o assunto, se eles apresentam algum tipo de
preconceito ou se já sofreram algum. Pedi para que um olhasse para o outro e
ver se eram iguais ou não. Na outra aula, pedi para fazerem uma redação”. (
Daiane Peltroniere – 7ª série, Ciências).
·
“Trabalhei
o tema solicitado, embora achei pouco tempo para desenvolve-lo com mais
profundidade. Gostaria que a escola elaborasse um projeto para que fosse
trabalhado durante o ano todo e que envolva toda a escola...” ( Isabel Natalina
de Oliveira – 5ª série, Matemática).
·
“Trabalhei
em sala de aula o assunto “Preconceito, étinico-racial”, através de leitura de
texto, debate e discussão em sala de aula. É um assunto difícil de ser
trabalhado, pois demanda uma gama de informações já arraigadas no ser humano,
adquiridas dentro do seio familiar e na sociedade. Não tenho bagagem suficiente
para trabalhar esse tema tão complexo, pois não fiz um curso específico para
tal, apenas tenho a boa vontade de passar aos alunos a importância da igualdade
entre as pessoas e o que essa igualdade faria para que não houvesse tanta
violência, desamor e intolerância. O tempo também foi muito escasso para essa
atividade, foi suficiente apenas para uma rápida pincelada”. ( Aparecida
Calixto – 5ª e 7ª série, Língua Portuguesa).
·
“Trabalhar
com a questão Étnico-racial requer um tempo maior. É muito complexo discutir
sobre preconceito, se não falarmos de discriminação, racismo, estereótipo,
xenofobia, intolerância e sobre a questão racial. Adoro trabalhar este tema,
uma vez que fiz um curso de capacitação na DE Sul 1, em 2003, com o professor
Salomão, um curso supervisionado pela UFSCAR. Trabalhei com meus alunos, ciente
de que, para eles iria gerar uma grande confusão e gerou...A questão
étnico-racial tem que ser trabalhada de forma consciente e com um tempo hábil,
envolvendo todas as disciplinas. É muito difícil uma pessoa que não tenha feito
uma capacitação ou até mesmo um curso, desenvolver este tema. O que pode
acontecer é gerar outro conflito em meio a vários que a nossa sociedade já vive. ( Carmen – 5ª e 6ª série, Geografia
e Historia).
·
Fizemos
uma prévia sobre o assunto “Intolerância”. Apresentados os tópicos:
Preconceito contra deficientes,
Preconceito religioso, Racismo, Xenofobia, Homofobia e Preconceito cultural. Os
alunos reuniram-se em grupos, e os mesmos organizaram uma manifestação
cultural/artística de acordo com o tema proposto. Ex: música, teatro, pintura,
cartazes, dança. Dois desses grupos apresentaram teatro sobre o tema
“Xenofobia” e “Homofobia”. Os quatro restantes apresentaram pintura em pequenas
telas e cartazes. ( Vilma – 5ª série, Língua Portuguesa)
Por:
Gilmar Carvalho Bastos Professor Coordenador do Ensino fundamental.
0 comentários:
Postar um comentário