terça-feira, agosto 03, 2010

SAÚDE I: Epidemias

Você sabe o que é uma epidemia?

Quando se ouve falar nessa palavra, já se pensa em um monte de pessoas doentes, hospitais cheios e campanhas de prevenção na TV e nas escolas.
É exatamente isso!!!

Uma epidemia é um grande e repentino aumento do número de casos de uma doença, numa população qualquer. Qualquer problema de saúde, pode se transformar numa epidemia, desde que o número de pessoas infectadas cresça rapidamente acima da média normal de desenvolvimento das doenças comuns.
A Humanidade teve ao longo de sua história, vários tipos de epidemias registradas e hoje estudaremos a primeira epidemia na história do Brasil, na época da chegada dos portugueses durante a ocupação do território brasileiro.
Podemos perceber nos próprios documentos das embarcações lusas, redigidos pelo escrivão Pero Vaz de Caminha, que muitos dos mariheiros sofriam em alto-mar de ESCORBUTO (hemorragia nas gengivas por falta de vitamina C) chegando às vezes à morte!
Ao chegarem na Terra de Santa Cruz ( como o Brasil era chamado)
os portugueses elogiaram muito o clima e os "ares" brasileiros, pois o clima, numa época como aquela, em que a medicina era tão precária, era uma ótima terapia para doenças e enfermidades. Os lusitanos perceberam que os nativos se curavam com os recursos de sua terra e que suas enfermidades eram muito simples graças ao seu estilo de vida nômade que evitava a proliferação de contaminações.
Foram os portugueses que, graças ao seu estilo de vida sedentário e às adaptações feitas nas casas, deixando-as mais fechadas e menos arejadas, trouxeram aos nativos os primeiros registros de epidemias, como a GRIPE e a TUBERCULOSE, que eram originárias da Europa e dizimou várias tribos indígenas.
A primeira epidemia do Brasil, foi em 1552, com a GRIPE, na Bahia que matou dezenas de brancos e índios.
Em 1562, houve a segunda epidemia, que matou cerca de 30 mil índios. Foi a VARÍOLA
(doença provocada por um vírus que espalha bolhas de pus pelo corpo e a transmissão da doença ocorre através do contato com pessoas doentes e pelos objetos utilizados por essa mesma pessoa).
As epidemias que mais mataram nos primeiros anos de colonização do Brasil, foram, além da Varíola, a FEBRE AMARELA, a MALÁRIA, a TUBERCULOSE e a SÍFILIS.
Logo, após todas essas terríveis fatalidades, o Brasil passou a ser encarado como um local insalubre.


Não perca!!! Novas curas e novas doenças....um grande abraço e...Saúde!!!

0 comentários:

Site Search