sábado, abril 13, 2013

Para os Jovens.

Para os jovens, existem questões de grande valor. Questões essas que são capazes de guiar sua vida depois de formado. – Será que faço um “bico”? Faço um “cursinho”? Presto vestibular para entrar na Universidade? – são exemplos de perguntas muito frequentes nos dias de hoje?

O Fato é que o mercado de trabalho está em constante atualização, exigindo cada vez mais de seus empregados e concorrentes. Diferente do que muitos ainda pensam, não existem empregos que não se renovam. A cada dia que passa as oportunidades de emprego tornam-se mais difíceis e concorridos e, nos dias de hoje, o que conta é a preparação profissional, e a conhecida diferença.

Mas o que muitos jovens ainda desconhecem são as oportunidades oferecidas, pelo governo e até, muitas veze, por iniciativas privadas com mesmos interesses. As bem conhecidas ETECs são a linha de frente na carreira profissional, seja ela qual for. Mas é bom lembrar que não são as únicas. SENAC e SENAI são outros projetos ligados ao governo com um enorme potencial preparatório e um grande reconhecimento no mercado. Projetos são bem valorizados também. A Casa do Zezinho e a Obra do Berço possuem cursos gratuitos com base na formação profissional. Fora isso existe uma coletânea de sites gratuitos que oferecem cursos profissionais online e de curta duração.

Percebemos então que, cursos de capacitação profissional não faltam. O que falta na verdade é o interesse do jovem por tais projetos. “É melhor se estabelecer em uma zona de conforto”, dizem eles. Quando o mercado de trabalho começar a excluir jovens assim das vagas de emprego diz não saber o porquê, quando não dizem que é culpa da educação do governo.

Enfim, vemos a falta de interesse dos jovens na preparação, e não falta de vagas para eles. Melhor, não só eles, e sim para uma grande parcela da sociedade. O descaso público passa a ser apenas em detalhe, pois o que faz um profissional é seu comportamento.

Mas vale lembrar que, estudo de mais acarreta no mau desempenho do aluno. Uma sobrecarga de estudo pode limitar seu aprendizado. Segundo a professora de Gestão Empresarial e Gestão de Competências II da ETEC Guaracy Silveira - Pinheiros: “Um ensino médio que foi bem aproveitado e um bom curso, não necessariamente técnico, leva a uma profissionalização ideal para um jovem”.

0 comentários:

Site Search